PERCEPÇÃO DE RISCO NO USO DO INTERNET BANKING POR CLIENTES UNIVERSITÁRIOS

Daniel William da Glória Simão, Edvan Cruz Aguiar, Diego Ribeiro Feitosa, Rafaela Albuquerque Valença de Araújo

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar as dimensões de riscos percebidos quando da utilização do internet banking, junto aos clientes que possuem conta universitária. Assumindo abordagem quantitativa e caráter descritivo, o universo de pesquisa foi formado pelos clientes universitários de uma agência do Banco do Brasil localizada na cidade de São Bento do Una- PE, localizada no interior do estado de Pernambuco. Para coleta de dados usou-se um questionário estruturado, composto por 18 perguntas. Foram realizadas comparações entre gêneros e entre clientes que utilizam e não utilizam o internet banking. Os resultados apontam que os clientes que não conhecem/utilizam o internet banking percebem maiores riscos ao efetuarem transações por meio dessa tecnologia, e os clientes do sexo masculino percebem mais riscos que os do sexo feminino. Espera-se que o estudo possa ser útil para empresas do setor desenvolverem estratégias que visem estimular seus clientes a fazerem uso da internet para realizar suas operações ‪bancárias.

Texto completo:

PDF