FINANÇAS PESSOAIS: Análise do comportamento dos discentes das ciências sociais aplicadas e os demais de graduação da FAFICA a respeito da gestão financeira pessoal.

Cristiane Lopes Silva, Tamyres Veridiana da Silva, Ricardo Galvão

Resumo


O desenvolvimento deste artigo teve por objetivo comparar eventuais diferenças entre os discentes das ciências sociais aplicadas e os demais discentes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA a respeito da aplicação prática das finanças pessoais, sendo este assunto escolhido por estar diretamente relacionado ao cotidiano dos indivíduos e por representar aspecto importante relacionado à qualidade de vida futura. Foi adotada uma abordagem quantitativa com o uso das técnicas estatísticas análise variância e teste de hipótese. A população compreendeu todos os alunos matriculados no segundo semestre de 2013 da FAFICA e a amostra foi composta por 187 alunos estratificados de acordo com o tipo de curso. Os resultados obtidos sugerem que os estudantes de graduação de ciências sociais aplicadas, que embora possua em sua grade curricular disciplinas relacionadas a finanças, não apresentaram diferenças em relação aos demais quanto à poupança ou endividamento.

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